domingo, 24 de fevereiro de 2008

TECENDO OS CAMINHOS DE LIMPO GRANDE




O Artesanato Solidário está desenvolvendo o projeto 'Tecendo os Caminhos de Limpo Grande', na comunidade de Limpo Grande localizada à 23km de Cuiabá. O projeto está sendo desenvolvido desde fevereiro de 2007, sob gerencia local da produtora cultural Magna Domingos.

O projeto tem o apoio do Ministério do Turismo e conta com o apoio local da Secretaria de Educação e Cultura de Várzea Grande.

Valorizar a identidade e o artesanato de tradição, gerar renda e promover a cidadania são os pricíncipios que regem o projeto Tecendo os Caminhos de Limpo Grande, que está acontecendo na Comunidade de Limpo Grande.

No projeto estão previstas ações que abrangem os aspectos da identidade, cultura e cidadania; organização no trabalho e gestão associativa; produto (aprimoramento e formação de preço); relacionamento com o mercado (divulgação e vendas).

Uma das principais ações na comunidade foi a criação da Associação das tecelãs, que conta com 20 participantes. A Art Limpo - Associação de Produtores de Tecelagem de Limpo Grande.

As artesãs por iniciativa própria já constituiram um fundo de R$1.200,00, por meio de um bingo de uma rede tecida coletivamente.

AÇÕES DESENVOLVIDAS:
1. Oficina de Postura - com o fisioterapeuta Dante Pires
2. Oficina de Desenho e Cor - com a artista plástica Mônica Nador
3 - Oficina de Associativismo - Consultora Fátima
4 - Encontro da Identidade Cultural e Cidadania - Tadeu Silva do Iphan, Sra. Adélia do Instituto Moradia e Cidadania; Magna Domingos - gerente do Artesanato Solidário/MT
5 - Criação da Art Limpo
6 - Participação nos seguintes eventos: Seminário Internacional de Comercio Justo - Sebrae/MT (2007); Feira das Américas - Rio de Janeiro (2007); Feira de Artesanato - Mão de Minas - (2007) (todos os eventos com a apoio do Ministério do Turismo. Participação na Feira de Artesanato de Várzea Grande (2007), realizada pela Secretaria de Educação e Cultura de Várzea Grande (2007); Feira de Natal, realizado pela Setecs e Sebrae, no Ginásio Aecim Tocantins (2007).

Em janeiro de 2008 começamos o ano com a necessidade de reestruturar a Art Limpo. Acreditamos que seja um trabalho necessário em todo grupo em formação. No início muitos entram e as expectativas não são atendidas. Por isso, exige um trabalho de muita paciência e continuidade para que o grupo se mantenha e desenvolva.

Muitos saem. Outros entram. No caso da Art Limpo tivemos que fazer diversas reuniões e no depois de muito diálogo com o grupo foi decidido a mudança na diretoria. Então convocamos Assembléia Geral para a reestruturação da associação.

Parece que foi melhor. O pessoal que estava querendo mesmo participar estavam todos empenhados. Parece sorte! meio a este processo receberam uma visita de um lojista que conheceu o grupo numa feira e resolveu aparecer na comunidade com cartão de visita na mão, para fazer uma encomenda para o grupo.

Então essa será a primeira oportunidade enquanto Associação de viverem a experiência de compartilhar, de exercitar a coletividade. Em Limpo Grande isso ainda é um desafio.

Fonte: Magna Domingos (Consultora do Artesanato Solidário na Comunidade de Limpo Grande)

Nenhum comentário: